As mulheres ainda são minoria na política, apesar do aumento tímido no número de candidaturas e de parlamentares eleitas em 2020. No Congresso Nacional, por exemplo, as mulheres representam apenas 15% dos parlamentares. São esses dados preocupantes que o Instituto Vamos Juntas quer mudar. O Instituto promove candidaturas femininas de forma suprapartidária e dá suporte às mulheres eleitas desde 2019.
Foi aí que a Legisla Brasil entrou na história: em uma parceria inédita com o Vamos Juntas, a Legisla organizou um workshop de Estratégia com Design para 6 vereadoras recém-eleitas: Maryanne Mattos (PL/SC), Juci Cardoso (PCdoB/BA), Andreia Rezende (Solidariedade/GO), Rochelle Gutierrez (PP/GO), Iza Vicente (REDE/RJ) e Carol Gonçalves (MDB/PE) .
As vereadoras tinham muita vontade de colocar a mão na massa, mas sabiam que encontrariam dificuldades por serem mulheres jovens, eleitas pela primeira vez, numa política muito dominada por homens. Por isso, a Legisla Brasil preparou uma formação a partir de uma metodologia personalizada, trabalhando todos os pontos de um bom mandato, como o planejamento, definição de objetivos, metas, revisão da rotina, organização da equipe e governança, preparando as vereadoras para o dia a dia político.
Depois desse momento, cada mandato contou com uma consultoria pontual com a Legisla Brasil. O objetivo era finalizar o planejamento e discutir o futuro, trocando dicas e boas-práticas na política.
O resultado não poderia ser melhor: recebemos feedbacks positivos de mandatos que continuaram utilizando a metodologia em sua rotina, e fizemos novas parcerias com duas parlamentares: a Iza Vicente e a Maryanne Mattos. A metodologia aplicada no workshop permitiu que as vereadoras tivessem um primeiro ano de mandato mais organizado e produtivo.
Esse é mais um caso de sucesso da Legisla Brasil!