Legisla Brasil

Transparência

Muita gente desconfia de quem trabalha com política. Nessa página você vai encontrar documentos e informações que trazem no detalhe nossas intenções, de onde vem nosso dinheiro e como trabalhamos por aqui.

Acreditamos que transparência é o primeiro passo na construção de uma relação de confiança, por isso, se você não encontrar alguma informação que você está procurando, entre em contato conosco.

Nossas intenções

Trabalhamos para fortalecer a nossa democracia, apoiando quem já está no poder político institucional. Acreditamos que para o campo democrático de fato funcionar, é preciso que todos os jogadores joguem bem e entendam as regras do jogo. Nosso papel é preparar os partidos, gabinetes e parlamentares para darem o seu melhor desempenho, independente do “time” que representam. Por isso, trabalhamos de forma suprapartidária, sem defender agendas específicas.

Nossos recursos

O financiamento do nosso trabalho se dá de maneira mista. Por um lado, recebemos doações de pessoas e instituições filantrópicas nacionais e internacionais que acreditam na nossa missão de fortalecimento democrático. Por outro, vendemos serviços diretamente para mandatos parlamentares e partidos políticos que queiram apoio na transformação desses espaços. Nos últimos anos essa proporção fica em torno de 70% das receitas sendo provenientes de doações e 30% de vendas diretas. Nossos doadores variam anualmente. Em 2023 nossos doadores foram: Fundação Lemann, VélezReyes+, Open Society Foundations, Instituto Ibirapitanga, Instituto Galo da Manhã e Instituto Betty Jacob Lafer, além de pessoas físicas.

Código de
Conduta

INTEGRIDADE

Entendemos a nossa responsabilidade e dos agentes políticos em traduzir os desejos da sociedade em políticas públicas por meio de uma conduta ética e transparente. Por isso, definimos a nossa atuação a partir de um código de conduta criterioso que abarca todas as relações que temos na Legisla.

Teoria da
Mudança

Input

Output

Conhecimento

Gerar dados e evidências sobre como políticos podem ser mais representativos e efetivos.

Publicações sobre produtividade parlamentar e representatividade na política

Instituições

Oferecer consultorias e ferramentas de gestão e estratégia política voltadas a impacto

Cases de gabinetes relevantes e partidos políticos atuando com uma agenda de impacto

Viabilizar programas partidários de inclusão de mulheres e pessoas negras

Cases de partidos políticos desenvolvendo suas Lideranças (em especial de mulheres e negros)

Pessoas

Fomentar espaços de troca de experiências e desenvolvimento de atores democráticos

Comunidade que impulsiona práticas inovadoras, inclusivas e efetivas na política

Outcomes

Objetivos

Uma massa crítica de parlamentares implementam práticas efetivas, inovadoras e inclusivas em seus gabinetes

Aumento do nível médio de produtividade dos gabinetes mais relevantes do Brasil

Partidos e parlamentares reconhecem que práticas inovadoras, inclusivas e efetivas podem alavancar sua relevância política

Representatividade efetiva: população se enxerga no parlamento e se sente representada pelas ideias e propostas debatidas

Grupo de partidos políticos institucionalizando e estimulando a participação de grupos historicamente sub-representados na política

Aumento de oportunidades
de entrada e desenvolvimento para profissionais sub-representados no legislativo

Relatórios

Confira nossos relatórios de impacto e auditorias anuais.

Relatórios Anuais

Relatório 2022

Relatório 2018

Relatórios de Auditorias

Caderno Digital - Rel.Auditoria, Demonstrações Contábeis & Notas Explicativas 2022

Relatório Auditoria 2021

Relatório Auditoria 2020

FAQ

Trabalhamos com todo o espectro político e ideológico que esteja comprometido com uma agenda democrática. Não trabalhamos com partidos ou parlamentares que trabalhem contra o Estado Democrático de Direito.
A nossa agenda é a democracia. Trabalhamos por partidos e mandatos que defendem pautas distintas entre si e colocamos nossas metodologias a serviço de suas agendas. A única pauta que defendemos diretamente é o fortalecimento de uma democracia representativa.

A Legisla não defende nenhuma ideologia.

A Legisla foi fundada por Luciana Elmais, Caio Rolim e Ana Kuntz. Hoje, Luciana Elmais atua como Diretora Executiva da organização ao lado de um time de 12 membros diversos e comprometidos com a missão da Legisla.
A Legisla foi informalmente fundada em agosto de 2017 e foi oficialmente registrada em abril de 2018.
Já trabalhamos com mais de 85 parlamentares de 19 partidos diferentes. Confira casos de sucesso na página “Mandatos”.

Doe para a Legisla Brasil