Construindo políticas públicas baseadas em evidências

Já ouviu falar em “políticas públicas baseadas em evidências”? O termo, que virou frequentemente adotado – apesar deste nome longo – é autoexplicativo. Mas devemos dedicar mais atenção a ele. Políticas públicas baseadas em evidências são aquelas que foram criadas, direcionadas e são adaptadas de acordo com evidências objetivas. Estas evidências podem ser obtidas através de observação, através de diagnósticos realizados pelo gabinete ou a partir de bases de dados públicas.

Para criar uma gestão orientada para o uso de dados, é importante ter na equipe analistas de dados. São pessoas que têm tanto o conhecimento técnico para analisar e criar novos dados, como também a mentalidade orientada pelo uso de dados. Para o bom funcionamento deste cargo, é importante que as lideranças do gabinete instiguem os demais membros da equipe a debaterem com os analistas de dados, que costumam fazer questionamentos e trazer insights que podem melhorar o trabalho da equipe.

Além de trazer melhores desenhos de projeto e atuação parlamentar, basear as decisões em dados é algo que deve ser comunicado à população, por trazer apoio e demonstrar a seriedade do trabalho. Ao divulgar para a população um projeto de lei que o(a) parlamentar está apresentando, é interessante aproveitar para mostrar os dados que baseiam este projeto de maneira clara e compreensível, para que todos tenham a dimensão do problema e de como o projeto específico visa resolvê-lo.

Acesse dados sobre os principais temas do seu mandato em fontes confiáveis! Algumas bases de dados e ferramentas para ficar de olho:

Sendo a fiscalização um dos principais trabalhos do(a) parlamentar, traduzir os dados analisados sobre o poder executivo para a população é também uma forma de demonstrar seriedade no trabalho e de cumprir com as tarefas designadas ao poder legislativo.

Quem Somos

Copyright © 2024 Legisla Brasil | Todos os Direitos Reservados