Construindo agendas e programas políticos
que instiguem a representatividade de pessoas e ideias na política
Articular programas intra-partidários que promovam a atração, engajamento e desenvolvimento de lideranças de grupos sub-representados é um dos principais pilares de atuação da Legisla Brasil.
Articular programas intra-partidários que promovam a atração, engajamento e desenvolvimento de lideranças de grupo sub-representados é um dos principais pilares de atuação da Legisla Brasil.
Desenhamos e implementamos programas de atração de lideranças femininas, negras ou jovens para dentro dos partidos. O trabalho começa com um diagnóstico, baseado em dados, do que já feito e oferecido pelo partido e, junto com a alta cúpula da estrutura partidária, construímos processos, ferramentas de articulação, campanhas e conteúdos voltados a remover as barreiras de representatividade e impulsionar lideranças por meio da estrutura partidária.
Elaboramos planos e programas das agendas de impacto defendidas pelo partido para embasar as ações do grupo político. Com base em experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo, criamos ferramentas práticas e digitais para que lideranças políticas consigam propor e defender os temas específicos que atendam às expectativas partidárias. Também apoiamos a coesão de grupos políticos, construindo planejamento estratégico para diretórios, fundações, setoriais, elos e secretarias partidárias.
Elaboramos workshops e cursos formativos para serem oferecidos pelo partido para membros partidários, filiados e lideranças políticas. O conteúdo é elaborado em parceria com o partido ou com a Fundação Partidária e pode abarcar temas como: planejamento político, uso de dados na política, representatividade, gestão de mandatos e produtividade na política.
Uma ampla diversidade de grupos são sub-representados na política brasileira, e uma das razões para isso é a falta de estrutura político-partidária para as campanhas e trajetórias políticas dessas pessoas. Como estratégia política, nós concentramos grande parte nossa energia atuando para impactar mulheres e pessoas negras em sua diversidade que querem ocupar as Casas Legislativas. Para isso, pautamos junto a partidos políticos meios para impulsionar lideranças negras e femininas na política.
A outra parte da nossa energia enquanto Legisla Brasil se volta para a articulação política de agendas que impulsionam e fortalecem a democracia. Uma vez que acreditamos na representatividade não só pela ocupação política por grupos sub-representados, mas também pela circulação de ideias e demandas desses grupos nas Casas Legislativas.
A igualdade de gênero e de raça não são pautas que se restringem a um espectro político-ideológico. A garantia da participação política de grupos sub-representados como mulheres e pessoas negras, é uma responsabilidade de todos os partidos políticos. No entanto, sabemos que articular essas pautas é um desafio para muitos partidos, seja por falta de repertório ou mesmo por terem alguma divergência com a narrativa política adotada. Por isso, nós pensamos estratégias políticas para aumentar a representatividade de determinado grupo de acordo com as especificidades de cada partido.
O respeito às diferenças, sejam de perspectivas políticas ou de raça e gênero, são indispensáveis na estratégia junto a Partidos. Partimos do pressuposto que a garantia de uma maior representatividade de pessoas e ideias na política é uma questão fundamental, benéfica para toda a sociedade e que pode ter diversas soluções políticas a depender do espectro ideológico de cada partido. O compromisso de compreender essas diferentes possibilidades e apoiar nesse desafio, é um dos pilares da Legisla.
O projeto Mulheres pelo NOVO foi responsável por pensar estratégias políticas para atração, engajamento e filiação de mulheres no partido.
A REDE Sustentabilidade em parceria com a Legisla está lançando uma Agenda comum que impulsiona alinhamento para as candidaturas municipais de 2024, buscando pautar cidades sustentáveis por todo Brasil.