Usando indicadores que mostram que o seu trabalho está indo no caminho planejado

Como mensurar impacto e resultados do mandato?

O que é um bom resultado em um mandato parlamentar? Aprovação de projetos prioritários para o gabinete? Formulação e discussão de projetos de lei? Inclusão de emendas em comissões? Presença em diferentes comissões? Fiscalização adequada do Poder Executivo? E qual é o impacto que se deseja alcançar por meio do mandato? Tudo isso depende do tipo de atuação do mandato e objetivos do(a) parlamentar. 

Para tanto, é necessário definir quais são os objetivos do mandato e estabelecer pontos de acompanhamento de metas para verificar se o trabalho está sendo efetivo. Isso será abordado na seção sobre planejamento estratégico. 

Em toda ação planejada, objetiva-se atingir um determinado resultado que acarretará determinado impacto em algo ou alguém. Sendo assim, é possível destrinchar as atividades do gabinete de acordo com o resultado e impacto pretendidos e, assim, acompanhar os indicadores. 

A forma de avaliação dos resultados deve receber atenção durante o planejamento estratégico; por isso, aqui deixamos uma sugestão de acompanhamento dos resultados, que devem ser monitorados tanto pela equipe quanto pelo(a) parlamentar.

O Índice Legisla Brasil prevê 17 indicadores divididos em 4 eixos para avaliar a atuação parlamentar:

  • Produção Legislativa: mede o trabalho efetuado pelo parlamentar na elaboração, análise e votação de instrumentos legislativos;
  • Fiscalização: mede a fiscalização que o deputado concretiza em relação ao Executivo Federal;
  • Mobilização: mede a capacidade do parlamentar de articulação e cooperação com outros agentes políticos;
  • Alinhamento partidário: alinhamento partidário do parlamentar em relação à votação da maioria do seu partido.

Baixe aqui o template da Matriz de Atuação Parlamentar da Legisla Brasil e KAS e saiba onde seu mandato deve aprimorar a atuação!

Observar quais são estes critérios pode ser um norte para avaliar o mandato. É importante reconhecer que ao se atentar a esses critérios, o mandato está entregando à população mecanismos de avaliação da atuação do mandato. Além destas formas de avaliar o mandato, é importante avaliar a performance da equipe e das atividades do gabinete – como em qualquer outra organização. Estas atividades devem ser vinculadas ao planejamento estratégico do gabinete e à gestão da equipe, que serão tratados na Trilha 3, mas abordamos aqui um possível guia para essa avaliação. Fazer este processo de avaliação é importante tanto para redirecionar as estratégias, como para criar oportunidades para o crescimento organizacional – e um bom mandato está atrelado a sua capacidade de melhoria.

Baixe a Matriz de Atuação Parlamentar para saber onde o seu mandato deve aprimorar a atuação!

Conte conosco e entre em contato caso tenha alguma dúvida para preencher a matriz.

Quem Somos

Copyright © 2024 Legisla Brasil | Todos os Direitos Reservados